I Congresso Nacional de Educação da UNIVAP, I CONEFEA - Tecnologia, Pesquisa e Desafios na Educação Brasileira

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DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE CRIANÇAS PEQUENAS DO PONTO DE VISTA VYGOTSKYANO
Leticia Dias dos Santos Naves, Renata Meneghini

Prédio: CEPLADE
Sala: Saguão do CEPLADE
Data: 2018-09-05 04:00  – 06:00
Última alteração: 2018-08-22

Resumo


O desenvolvimento humano na fase de 3 a 6 anos é caracterizado pela mudança física, cognitiva e social. Para Vygotsky, o desenvolvimento das funções intelectuais é construído pelos signos e interações com o outro, evoluindo assim, o que ele chamou de Funções Superiores (PAPALIA et al, 2006). O objetivo é descrever uma situação observada no contexto de estágio supervisionado em Psicologia, onde o foco era saber o que a criança fazia diante de interações sociais com pessoas mais velhas, presentes em seu convívio cotidiano. O método utilizado no presente trabalho foi o de observação planejada. Para compreender as formas especificamente humanas é necessário entender a relação entre os processos naturais, maturação física e os mecanismos culturais, através dos quais a sociedade e a história moldam a estrutura humana.

Palavras-chave


Desenvolvimento Infantil; Vygotsky; Influência Social.

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