I Congresso Nacional de Educação da UNIVAP, I CONEFEA - Tecnologia, Pesquisa e Desafios na Educação Brasileira

Tamanho da fonte: 
A REALIDADE DA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE: O ANALFABETISMO NO BRASIL
Eliane Guedes de Souza, Alice Azevedo Gonçalvez, Ana Clara Silva Barbosa, Ana Stefane Simões Goulart Andrade, Beatriz Batista Versuri, Júlia Almeida Silva Pontes do Amaral, Laissa Moris, Louise Verônica Braz Almeida, Raissa Naomi Hashimoto Miyase, Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira, Maria Amélia da Silva Alves de Almeida

Prédio: CEPLADE
Sala: Saguão do CEPLADE
Data: 2018-09-05 04:00  – 06:00
Última alteração: 2018-08-22

Resumo


O presente trabalho apresenta questões referentes ao processo de alfabetização no país, possibilitando maior entendimento desta realidade por meio de estatísticas que demonstram o quadro das escolas no cenário nacional. O artigo será embasado na obra de Teberosky (1985) e Ferreiro (1985), bem como Kleiman (1995) e Freire (1987). A metodologia é calcada numa pesquisa bibliográfica e de dados no site oficial do INEP/MEC. Neste contexto, nosso objetivo é investigar os avanços, obtidos nos últimos anos, relacionados à erradicação do analfabetismo, no Brasil.

Palavras-chave


Alfabetização, Analfabetismo, Métodos, Educação, Erradicação

Texto completo: PDF