I Congresso Nacional de Educação da UNIVAP, I CONEFEA - Tecnologia, Pesquisa e Desafios na Educação Brasileira

Tamanho da fonte: 
COORDENADOR PEDAGÓGICO: ACOMPANHAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE
Sandra Mara Tavares Rodrigues, Maria Teresa De Moura Ribeiro

Prédio: CEPLADE
Sala: Saguão do CEPLADE
Data: 2018-09-05 04:00  – 06:00
Última alteração: 2018-08-24

Resumo


Considerando que a principal atribuição do Coordenador Pedagógico é a formação de professores para que esses exerçam à docência com qualidade, deste modo não bastam apenas formações se essas não implicarem nas ações pedagógicas em sala de aula. Este estudo teve como objetivo investigar como se dá o acompanhamento e as intervenções pedagógicas da prática docente do coordenador em uma escola municipal no interior paulista. Utilizou-se a abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada para coleta de dados com uma Coordenadora Pedagógica dessa rede. Os documentos coletados foram analisados por meio da análise documental para selecionar sua relevância e os resultados analisados por meio da análise de conteúdo. Como resultados apresentamos os instrumentos utilizados pela Coordenadora Pedagógica para o acompanhamento da prática docente e a devolutiva desse processo.

Palavras-chave


Coordenador Pedagógico; Acompanhamento da Prática Docente; Formação Docente.

Texto completo: PDF