I Congresso Nacional de Educação da UNIVAP, I CONEFEA - Tecnologia, Pesquisa e Desafios na Educação Brasileira

Tamanho da fonte: 
A EXPERIÊNCIA DA UNIVAP VIRTUAL NA CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS
Camila Monteiro Rodrigues, Silene Fernandes Bicudo, Ricardo Martins de Souza

Prédio: CEPLADE
Sala: Saguão do CEPLADE
Data: 2018-09-05 04:00  – 06:00
Última alteração: 2018-08-24

Resumo


Hoje se discute muito sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. A formação docente é um dos principais desafios para que as tecnologias sejam, realmente, efetivas no processo de ensino-aprendizagem. As videoaulas podem ser recursos tecnológicos facilitadores e motivadores, pois integram as linguagens visual, verbal e sonora. Este artigo tem como objetivo descrever o processo de planejamento, desenvolvimento e oferta da oficina de produção de videoaulas para a capacitação dos docentes do ensino superior. Durante a oficina, os participantes puderam gravar e editar parte de uma videoaula utilizando o software open-source KdenLive. O Moodle foi adotado como ambiente de apoio ao curso para disponibilizar aos participantes todo o material teórico para o aprofundamento do assunto.

Palavras-chave


Videoaula, Capacitação Docente, Tecnologia, Desenho Instrucional, Kdenlive

Texto completo: PDF